Menu
segunda, 29 de abril de 2024
Buscar
(67) 9 9845-5408

Eleições 2024
Janela para vereadores trocarem de partido termina nesta sexta
Na "janela partidária", vereadores podem trocar de sigla para a próxima campanha sem perder mandato. Quem não tem mandato e quer disputar em outubro pode se filiar até este sábado.
05 ABL 2024
G1
08h40


Na "janela partidária", vereadores podem trocar de sigla para a próxima campanha sem perder mandato. Quem não tem mandato e quer disputar em outubro pode se filiar até este sábado
Imagem: Divulgação
Termina nesta sexta-feira (5), às 23h59, a chamada "janela partidária" – período de um mês em que vereadores podem trocar de partido para concorrer às eleições municipais de outubro.

O prazo foi aberto em 7 de março para permitir o troca-troca partidário dentro das regras eleitorais. Ou seja, os parlamentares que trocam de legenda nesse período não perdem o mandato.

O período de mudanças mobilizou partidos e, inclusive, esvaziou o Congresso Nacional na última semana. Uma bancada representativa de vereadores turbina a força do partido nas bases – e pode mexer no resultado eleitoral de prefeitos, deputados estaduais e federais, por exemplo.

Fora da janela partidária, um vereador (ou deputado, cargo que não está em disputa neste ano), só pode mudar de partido nestas situações:

-> o partido tiver sido incorporado ou fundido a outro
-> o político estiver migrando para um partido recém-criado
-> for verificado desvio no programa partidário
-> o político tiver sofrido grave discriminação pessoal no partido

Em 6 de outubro, os eleitores vão às urnas em 5.568 municípios do país, para eleger novos prefeitos e vereadores.

Quem não é vereador e pretende disputar as eleições deste ano, seja para vereador ou para prefeito, tem até este sábado (6) para se filiar a algum partido.

Prefeitura de Angélica - Abril
Prefeitura de Jateí - Mais Saúde
2R Entregas