Menu
domingo, 28 de abril de 2024
Buscar
(67) 9 9845-5408

Semana do Pescado 2023
Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de MS lança a Semana do Pescado
A Iniciativa já está em sua 20ª edição e acontece entre os dias 1 e 15 de setembro para impulsionar o consumo de peixe, e movimentar a cadeia produtiva do País
29 AGO 2023
Assessoria
18h25


Superintendente da pesca e aquicultura de Mato Grosso do Sul, Júlio "Buguelo"
Imagem: Assessoria
O consumo de peixe no Brasil cresceu desde o início da Semana do Pescado em 2004. O evento criado pelo Ministério da Pesca e, que atualmente está sob a organização do próprio setor produtivo, viu aumentar o consumo de 6,5 quilos por habitante ao ano para 10 quilos por habitante/ano – um aumento de 65%. Em Campo Grande (MS), a iniciativa acontece durante os dias 1 e 15 de setembro. A programação conta com diversas ações, entre elas, promoções em peixarias regionais, supermercados, festival gastronômico, palestras e encontro de negócios com o setor produtivo.

O evento já é considerado a “segunda quaresma” para os produtores de pescados, além disso, une toda a cadeia produtiva do setor. O objetivo macro é tornar a carne de pescado uma prática cotidiana do brasileiro, bem como estimula o consumo de produtos e afins da pesca e aquicultura, atividades que envolvem milhares de pessoas em todo o Brasil. A proposta busca ainda desmistificar que o pescado é um produto de difícil preparo, limpeza e armazenamento, bem como, que o consumo deve estar atrelado somente a datas especiais.

De acordo com o superintendente da pesca e aquicultura de Mato Grosso do Sul, Júlio "Buguelo", que assumiu a pasta em abril deste ano, a Semana do Pescado é uma das iniciativas mais expressivas do calendário estadual quando o assunto é setor produtivo. “Temos uma diversidade de produtos, entre os frescos, congelados e até os processados, que estão à disposição do consumidor em peixarias espalhadas por toda nossa capital campo-grandense, por exemplo, além das redes de mercado que trabalham com a carne do pescado que vem de inúmeras partes do País”, pontua e complementa: nosso foco é na boa qualidade e sustentabilidade dos produtos, sem esquecer dos incentivos, estes essenciais para que o produtor tenha boas condições para produzir, independente da sua escala”.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, é uma das entidades parceiras da iniciativa. “A ação busca tornar o consumo de pescado algo ainda mais presente no dia a dia do brasileiro, uma vez que é um alimento de grande importância nutricional. Nós, enquanto uma Secretaria que fomenta as iniciativas de desenvolvimento econômico estamos juntos nesta ação que impulsiona o setor produtivo e leva mais saúde para toda a população”, diz o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

Reunião de alinhamento das ações da Semana do Pescado 2023 de MS, em Campo Grande. Participaram representantes da prefeitura, sistema Fecomércio e Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura.
Imagem: Assessoria
Aumento nas vendas
Durante a campanha, a previsão é um aumento de até 50% nas vendas. Com suporte de entidades parceiras, além de empresas atuando em duas pontas: na oferta (setor produtivo) e na venda (junto ao consumidor final), os organizadores da Semana do Pescado buscam atingir todo o território nacional. 

“Nossos restaurantes servem, semanalmente, peixe em seus cardápios com o intuito de diversificar as refeições e promover uma alimentação saudável, por um preço justo para o consumidor final. A Semana do Pescado vem reforçar essa atuação que, para o Sesc, já está intrínseca: de permitir acesso a produtos de qualidade, valorizando fornecedores locais, com a finalidade de promover saúde”, ressaltou Regina Ferro, diretora regional do Sesc MS.

Exportações
O pescado apresenta-se também como um dos produtos de origem animal com elevado crescimento mundial e brasileiro em relação à sua produção e consumo. Para ter uma ideia, o Mato Grosso do Sul respondeu por 1,34% da receita brasileira com exportações de carne de tilápia e ocupa o 4° lugar no ranking nacional das exportações da carne. 

Se considerarmos que o agronegócio de Mato Grosso do Sul exportou US$ 5,12 bilhões no período e o resultado é 27,74% maior que o valor de igual período de 2022 em que a receita havia sido de US$ 4,01 bilhões, o pescado tem muito espaço para crescer. A participação do agronegócio representa 96,18% em relação a tudo que o estado exportou no período.

2R Entregas
Prefeitura de Jateí - Mais Saúde
Prefeitura de Angélica - Abril