O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realizou, no último sábado (14), a 1ª Copa Estadual Quilombola de futebol society. A competição contou com a participação de 250 atletas e oito equipes. As disputas foram realizadas no Clube Estoril, em Campo Grande.
Na classificação final do torneio masculino, a comunidade quilombola Tia Eva conquistou o primeiro lugar. A segunda colocação ficou com a equipe de Furnas dos Baianos, e o terceiro lugar foi para Furnas do Boa Sorte. No feminino, a equipe de Furnas do Boa Sorte sagrou-se campeã, enquanto a comunidade quilombola Tia Eva garantiu o vice-campeonato.
Os vencedores da competição participarão da etapa regional, em que as equipes de Mato Grosso do Sul enfrentarão os times vencedores de Goiás e Mato Grosso no dia 26 de outubro de 2024. A fase final do torneio nacional será realizada no Rio de Janeiro (RJ), em dezembro.
Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a realização da Copa é motivo de grande satisfação. “Estamos muito felizes em poder promover esta competição. Sabemos que temos uma dívida histórica com a população negra, e é extremamente gratificante ter um evento específico como esse. É uma oportunidade de confraternizar e unir os povos. Está sendo uma experiência muito positiva, com uma excelente resposta das comunidades. Nosso objetivo na Setesc é integrar o esporte com a cultura afro”.
Leandro Fonseca, diretor de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, ressaltou que a prática esportiva também pode ser uma forma de lazer. “Além de ser uma seletiva para o campeonato nacional, a Copa Quilombola serve como uma oportunidade de interação entre as comunidades. Desde a formação até o alto rendimento, conseguimos promover um espaço de lazer. Muitos desses atletas praticam futebol em seu tempo livre, então estamos proporcionando não apenas a atividade física, mas também um momento de socialização e confraternização entre as comunidades quilombolas do estado. O principal objetivo é justamente a socialização e a integração entre as comunidades”.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: Bel Manvailer
Mín. 21° Máx. 28°