Sábado, 18 de Janeiro de 2025
Publicidade

Levantamento aponta que prefeito eleito de Fátima do Sul deve herdar prefeitura no vermelho

Novo prefeito enfrentará desafios fiscais em 2025, após gestão deixar cidade com avaliação C no Tesouro Nacional e despesas 85,90% superiores às receitas

30/12/2024 às 08h02 Atualizada em 30/12/2024 às 08h08
Por: Redação Fonte: Redação MS24h
Compartilhe:
Levantamento aponta que prefeito eleito de Fátima do Sul deve herdar prefeitura no vermelho

A partir de 1º de janeiro de 2025, Wagner da Garagem (PSDB) assumirá a prefeitura de Fátima do Sul com um cenário fiscal desafiador. Segundo levantamento do portal MS em Brasília, baseado na Capacidade de Pagamento (Capag) atualizada pelo Tesouro Nacional, o município encerrou 2023 com nota C, a pior avaliação entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Os dados revelam que, em 2023, Fátima do Sul gastou 85,90% a mais do que arrecadou, agravando a situação das contas públicas e praticamente dobrando as despesas em relação às receitas. Essa condição impede o município de obter empréstimos com aval da União e exige ajustes rigorosos na gestão fiscal.

Números de Fátima do Sul, nota C, a pior gestão fiscal entre os municípios - Foto: Divulgação

Enquanto 62% das prefeituras do Estado iniciarão 2025 com as contas em dia, representando notas A, A+ ou B, Fátima do Sul figura entre os 38% dos municípios que enfrentam problemas financeiros e precisam de ajustes urgentes, como redução de despesas e aumento da arrecadação.

A situação contrasta com os resultados de cidades como Iguatemi e São Gabriel do Oeste, que obtiveram a nota máxima (A+), indicando um modelo de gestão fiscal bem-sucedido. A gestão estadual, sob Eduardo Riedel (PSDB), também alcançou nota A+ em 2023, reforçando o padrão positivo em nível estadual.

Piores Gestões Fiscais em 2023 / Prefeitos eleitos e reeleitos em 2024

Quanto maior o comprometimento da poupança corrente, pior a situação do município - Foto: Divulgação

Fátima do Sul esteve sob a administração de Ilda Machado (PP) em três das últimas quatro gestões. Além de Fátima do Sul, cidades como Anaurilândia, Aral Moreira e Selvíria também apresentaram alto comprometimento das receitas em 2023, com índices superiores a 97%.

Wagner da Garagem terá o desafio de reverter a situação fiscal e alinhar o município às exigências do Tesouro Nacional. As avaliações sobre 2024 só começam a ser divulgadas no primeiro semestre de 2025.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários